Carlos da Maia – à Inglesa
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Eusebiozinho – Tradicional
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Pedagogo Inglês – Brown
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Pedagogo Português – Abade Custódio
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Contacto com a Natureza
“... Correr, cair, trepar às árvores, molhar-se, apanhar soalheiras, como um filho de caseiro...” (pág.57)
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Permanecia em casa
“... Passava os dias nas saias da titi...” (pág.78)
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Aprendizagem de línguas vivas: Inglês
“... Mostrou-lhe o neto que palrava inglês com o Brown...”
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Aprendizagem de línguas mortas: Latim
“...a instrução para uma criança não é recitarTityre, tu patulae recubans...”
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Brincadeiras e divertimento
“Estou cansado, governei quatro cavalos...” (pág.73)
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Contacto com velhos livros
“... Admirar as pinturas de um enorme e rico volume, «Os costumes de todos os povos do Universo»...” (pág.69)
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Rigor, método e ordem
“...tinha sido educado com uma vara de ferro!...”, “...não tinha a criança cinco anos já dormia num quarto só, sem lamparina...” (pág.57)
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Super protecção
“...levava ao colo o Eusebiozinho, que parecia um fardo escuro, abafado em mantas, com um xale amarrado na cabeça...” (pág.76), “...nunca o lavavam para o não constiparem...” (pág.78)
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Valorização da criatividade e juízo crítico
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Valorização da memorização
“...Que memória! Que memória... É um prodígio!...” (pág.76)
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Submissão da vontade ao dever
“...Ainda é muito cedo, Brown, hoje é festa, não me vou deitar!... Carlos tenha a bondade de marchar já para a cama!” (pág.73)
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Suborno da vontade pela chantagem afectiva
“...e a mamã prometeu-lhe que, se dissesse os versinhos, dormia essa noite com ela...” (pág. 76)
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Desprezo da Cartilha e do conhecimento teórico
“... É saber factos, noções, coisas úteis, coisas práticas...” (pág.63)
“...e pedira-lhe que lhe dissesse o Acto de Contrição. ... Que nunca em tal ouvira falar...” (pág.67)
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Estudo da Cartilha
“...a decorar versos, páginas inteiras do «Catecismo de Perseverança»...” (pág.78)
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Exercício físico: ginástica ao ar livre
“...a remar, Sr. Vilaça, como um barqueiro! Sem contar o trapézio, e as habilidades de palhaço...” (pág.58)
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Débil na sua saúde e não tinha actividade física
“...Não tem saúde para essas cavaladas...” (pág.73)
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Consequencias
Carlos
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Eusebiozinho
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Conhecimento prático
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Conhecimento teórico
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Aprendizagens de línguas vivas: Inglês
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Aprendizagem de línguas mortas: Latim
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Formatura em Medicina
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Bacharlato em Direito
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Abertura, convivência e tolerância
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Isolamento e intolerância
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Quem apoiava essa educação:
- Afonso da Maia
- Brown
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Quem apoiava essa educação:
- Vilaça
- As Senhoras
- Abade Custódio
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Quem era contra essa educação:
- Vilaça
- As Senhoras
- Abade Custódio
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Quem era contra essa educação:
- Afonso da Maia
- Brown
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